E-mail Marketing: 43 Dicas para criar o seu

Tempo de leitura: 8 minutos

E-mail Marketing: 43 Dicas para criar o seu. Se você ainda não sabe o poder que o e-mail marketing pode ter no seu negócio, esse artigo com certeza é para você. Um funil de vendas bem feito pode representar boa parte do seu rendimento no negócio online. Isso porque as vezes a pessoa não investe no momento em que é apresentada ao curso.

Muitas vezes a pessoa precisa ser apresentada a oferta outras vezes, entender melhor ou até mesmo esperar uma promoção do curso para então fazer a compra. E se você tem um funil bem trabalhado, o que acontece? você acaba vendendo para essa pessoa 1 mês, 2 meses, 6 meses depois.

E embora muita gente saiba da importância dele, não tem noção do poder total e/ou não o utiliza. É por isso que nesse artigo vou te apresentar 43 dicas do que você deve fazer ao criar a sua estrutura de emails! Isso aqui que vamos ver é uma AULA! Preparados? Pega o caderninho e bora nessa!

Entregabilidade

  • 17% dos usuários de e-mail criam um novo e-mail a cada 6 meses (fonte: Convince&Convert)
  • 69% dos destinatários checam o assunto para saber se o e-mail pode ser spam (fonte: OptinMonster)
  • Enviar e-mails somente para assinantes que abriram suas mensagens nos últimos 6 meses reduz o número de contatos que vão para a pasta de spam (fonte: LinkedIn)

ROI do E-mail Marketing

Se você não sabe o que é ROI, eu explico: Retorno sobre Investimento (sigla em inglês, para Return on Investment).

  • O e-mail marketing – pasme! – tem um ROI de 3800% (fonte: DMA)
  • Nos Estados Unidos, para cada dólar gasto em e-mail marketing, é gerado um retorno de $38 (fonte: CampaignMonitor)
  • 77% do ROI de e-mail vem de campanhas automatizadas e personalizadas (fonte: DMA)
  • E-mail é a fonte de dados de negócios mais utilizada, com 41% das empresas avaliando a performance das suas campanhas de e-mail marketing (fonte: Salesforce)
  • 59% dos profissionais de marketing dizem que o e-mail marketing é a sua maior fonte de ROI (fonte: Emma)
  • Clientes gastam 138% mais quando são contactados via e-mail, em comparação quando as ofertas não chegam por esse canal (fonte: Disruptive Advertising)

Utilização do E-mail

  • Em 2020, o número de usuários de e-mails deve chegar aos 3 bilhões (fonte: Radicati E-mail Statistics Report)
  • 72% dos consumidores escolhem e-mail como o melhor canal para receber comunicações de marcas e empresas (fonte: MarketingSherpa)
  • 99% dos consumidores checam suas caixas de e-mail diariamente (fonte: DMA)
  • 35% dos profissionais de marketing mandam e-mails aos seus clientes de 3 a 5 vezes na semana (fonte: Convince&Convert)

Estratégias de E-mail Marketing

  • 93% dos profissionais de marketing utilizam e-mail para distribuir conteúdo (fonte: Content Marketing Institute)
  • 60% dos profissionais de marketing checam as taxas de conversão para mensurar a efetividade de uma campanha de e-mail marketing (fonte: DMA)
  • Com uma boa segmentação, as estratégias podem gerar receitas 3 vezes maiores (fonte: Clickz)

Se você ainda não sabe qual o treinamento que eu fiz – e recomendo – de Marketing Digital, que me ensinou toda estrutura para gerar vendas no automático, sugiro que clique aqui e leia o artigo onde mostro o curso inteirinho por dentro.

Engajamento em E-mail Marketing

  • 35% dos destinatários abrem um e-mail levando em conta somente o assunto (fonte: Convince&Convert)
  • Os contatos na sua lista de e-mail têm uma probabilidade 3x maior de compartilhar seus conteúdos nas redes sociais que visitantes de outras fontes (fonte: QuickSprout)
  • 72% das pessoas preferem receber conteúdos promocionais por e-mail do que via redes sociais (fonte: MarketingSherpa)
  • As taxas de abertura e cliques aumentam quando o nome do destinatário é utilizado no assunto (fonte: HubSpot)
  • E-mails com botões de compartilhamento em redes sociais aumentam a taxa de cliques em 158% (fonte: Nonprofit Hub)
  • Os três principais motivos que levam pessoas a cancelar a inscrição são: alto número de e-mails (59%), conteúdo que não é mais relevante (43%), não lembram de se inscrever ou não reconhecem a marca (43%) (fonte: OptinMonster)
e-mail marketing: como utilizar?

Conversão em E-mail Marketing

  • Consumidores que compram produtos promovidos por meio de e-mail marketing gastam até 138% mais que consumidores que não recebem ofertas por e-mail (fonte: Convince&Convert)
  • 44% dos destinatários de e-mail realizam ao menos uma compra por ano baseado em um e-mail promocional (fonte: Convince&Convert)
  • “Clique aqui” é o call-to-action que tem maior taxa de cliques (fonte: HubSpot)
  • Nos Estados Unidos, donos de pequenas empresas estipulam que investir uma hora do dia em estratégias de e-mail marketing gera um retorno de $273 (fonte: ConstantContact)
  • 23% dos consumidores potenciais na internet abandonam seus carrinhos de compra PROPOSITALMENTE. Esses clientes tem a esperança de receber cupons que são enviados por e-mail com o intuito de fechar a venda. 45% deles esperam receber uma oferta de frete grátis (fonte: eConsultancy)
  • Durante a black friday, o e-mail foi o maior canal de marketing, gerando 25,1% de todas as transações. Além do e-mail, 21,1% das transações foram realizadas por meio de busca orgânica. Busca paga foram 16,3%. E as redes sociais (facebook, twitter, instagram e pinterest) contribuíram com apenas 1,7% das vendas (fonte: Custora)

Utilização de E-mail no Celular

  • 80,8% dos usuários de e-mail afirmam abrir seus e-mails em dispositivos móveis (fonte: HubSpot)
  • Apesar do número de usuários da Internet ter crescido menos de 10% anualmente, o número de pessoas que optam por receber e-mails em seu smartphone tem aumentado em mais de 20% a cada ano (fonte: TechCrunch)
  • 91% dos consumidores conferem seu e-mail ao menos uma vez ao dia em dispositivos móveis (fonte: ExactTarget)
  • 42,3% das pessoas vão deletar um e-mail se ele não estiver otimizado para o mobile (fonte: SaleCycle)

Automação de E-mail Marketing

  • Mais de 75% da receita gerada por e-mail tem sua origem em e-mails automatizados e personalizados, não em campanhas enviadas em massa (fonte: DMA)
  • 320% mais receita é gerada por e-mails automatizados do que em outro formato de disparo (fonte: Campaign Monitor)
  • E-mails automatizados alcançam um aumento de 70,5% nas taxas de abertura e 152% no CTR (fonte: Campaign Monitor)

Esse artigo também pode te interessar: Como vender todos os dias como afiliado?

Personalização dos E-mails

  • As taxas de cliques aumentam em 14% e as conversões em 10% quando o e-mail é personalizado (fonte: Aberdeen)
  • E-mails com assuntos personalizados tem 26% maior probabilidade de serem abertos (fonte: Campaign Monitor)
  • E-mails personalizados têm taxas de conversão 6x maiores (fonte: Experian)

Formatos do E-mail

  • 88% dos usuários preferem receber e-mails em HTML e apenas 12% preferem e-mails que contém texto simples (fonte: HubSpot)
  • 65% preferem e-mails que contém imagem, enquanto 35% preferem que o e-mail tenha apenas texto (fonte: HubSpot)
  • 56% das marcas que usam emoji no assunto dos e-mails têm uma taxa de abertura maior do que aquelas que não usam esse recurso (fonte: Forbes)

Como as empresas Brasileiras utilizam e-mail para distribuir conteúdo

  • 82% das empresas de tecnologia do Brasil utilizam ferramentas de automação de e-mail. Destas, as mais utilizadas são MailChimp (43,5%) e RD Station (33%) (fonte: TechTrends)
  • Entre as agências de marketing digital brasileiras, um dos serviços mais prestados é criação de campanhas de e-mail (76,5%) (fonte: Panorama das Agências Digitais)

Melhores ferramentas de E-mail Marketing

Vou criar um outro artigo para falar só sobre ferramentas de e-mail marketing, mas de forma bem resumida vou te apresentar 2 gratuitos e 2 pagos para você conhecer:

Ferramentas Gratuitas de E-mail Marketing

  • Mailchimp -> possui planos pagos também, mas a versão gratuita te dá muitas opções. É um dos mais utilizados mas eu confesso que tentei muito utilizar e não me adaptei. Não acho ele muito prático.
  • Mailmunch -> gosto muito da plataforma, porém é ainda ‘desconhecida’ para muitos, o que faz com que alguns plugins e/ou temas não tenham integração com ela.

Ferramentas Pagas de E-mail Marketing

  • RD Station -> todo em português e com valores que começam em R$ 59 por mês, a plataforma é bem intuitiva e parece bem fácil de utilizar.
  • LeadLovers -> o queridinho de todos os afiliados. Também todo em português, a plataforma não é apenas e-mail marketing mas também conta com encurtador de URL, contador de escassez, gatilho condicional, testes de entregabilidade, relatórios de métricas entre outros recursos. Além disso caso você tenha mais de um projeto digital, você pode usar o mesmo plano para todos eles, o que acaba compensando. O pacote inicial é de R$ 184 e o suporte é invencível. Rápido e ajudam com T-U-D-O! Para conhecer melhor os valores e o que cada um dá direito, clique aqui.

Espero que vocês tenham gostado desse artigo-aula e bora botar tudo em prática? comenta aqui embaixo se vocês já tem a estrutura pronta de e-mail de vocês e se já está gerando resultados!

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